sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Brasil tem mais de 204 milhões de habitantes, diz IBGE


* * * Extraído do Portal UOL * * *

Do UOL, no Rio
28/08/201507h24

São Paulo é o Estado mais populoso, com 44,4 milhões de habitantes
O Brasil tem uma população de 204.450.649 habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), publicados nesta sexta-feira (28) noDiário Oficial da União. Os dados são estimativas de população feitas com base no dia 1º de julho de 2015. 
Do ano passado para cá, a população cresceu cerca de 0,87% - em 2014, segundo o IBGE, o Brasil havia chegado a 202.768.562 de habitantes.
O Estado mais populoso, São Paulo, tem 44,4 milhões de habitantes - 21,7% da população total do país. Já no Estado menos populoso, Roraima, vivem 505,6 mil pessoas - 0,2% da população total.
Além de São Paulo, cinco Estados têm mais de 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (20,86 milhões), Rio de Janeiro (16,55 milhões), Bahia (15,2 milhões), Rio Grande do Sul (11,24 milhões) e Paraná (11,16 milhões).
A lista das unidades da federação com mais de 5 milhões de pessoas traz outros seis Estados: Pernambuco (9,34 milhões), Ceará (8,9 milhões), Pará (8,17 milhões), Maranhão (6,9 milhões), Santa Catarina (6,81 milhões) e Goiás (6,61 milhões).
As demais unidades federativas têm as seguintes populações: Paraíba (3,97 milhões), Espírito Santo (3,92 milhões), Amazonas (3,93 milhões), Rio Grande do Norte (3,44 milhões), Alagoas (3,34 milhões), Mato Grosso (3,26 milhões), Piauí(3,2 milhões), Distrito Federal (2,91 milhões), Mato Grosso do Sul (2,65 milhões),Sergipe (2,24 milhões), Rondônia (1,76 milhão) e Tocantins (1,51 milhão).
Além de Roraima, outros dois Estados têm menos de 1 milhão de habitantes:Amapá (766,6 mil) e Acre (803,5 mil).
Com 12 milhões de pessoas a cidade de São Paulo se mantém como a mais populosa do país e tem mais habitantes que 22 Estados e o Distrito Federal, a exceção São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.
Já a menor cidade do país é a mineira Serra da Saudade, com 818 habitantes.
 Tags: Brasil, Censo, Habitantes, IBGE, Notícias, Povo, UOL

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Estado declara crítica situação da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê

Clique para ver o vídeo

* * * Extraído do Portal G1 * * *
Segundo portaria, ações de caráter emergencial deverão ser adotadas.
Presidente de Subcomitê quer debater consequências de medida.


Gladys Peixoto e Maiara BarbosaDo G1 Mogi das Cruzes e Suzano
O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) publicou uma portaria em que classifica como crítica a situação hídrica na Bacia do Alto Tietê. Segundo as informações do Diário Oficial, com a medida, ações deverão ser adotadas para assegurar a disponibilidade hídrica. O prefeito de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, disse ao G1 nesta quarta-feira (19) que quer uma reunião com o DAEE e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para discutir as consequências dessa classificação. Silva acrescentou que não havia sido informado sobre essa medida.
O Sistema Alto Tietê opera nesta quarta-feira (19) com 15,4% de sua capacidade de acordo com dados da  Sabesp. Essa é a 21ª queda consecutiva do sistema. O mês teve a queda mais acentuada do ano, com 2,8 pontos percentuais até esta quarta. Em 19 dias, choveu apenas 1,91% do esperado para agosto.
Na portaria publicada na terça-feira (18), de número 2617, o DAEE justifica que a medida foi tomada por conta do baixo índice de chuva nos reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo, considerando ainda a continuidade em 2015 da pior estiagem nessa 

O DAEE determina ainda que torna-se uma infração a utilização de recursos hídricos em desacordo ou sem a autorização do departamento.
O órgão informou nesta quarta-feira que "não tem nada a acrescentar além do que está exposto na portaria DAEE - 2617".
O prefeito Benedito Rafael quer discutir as consequências que a portaria pode trazer para o Alto Tietê. "Para a nossa região, o fornecimento de água para a agricultura é prioridade. Sabemos que em situações de crise, o fornecimento público é prioritário. Em segundo, vem os animais e, em terceiro a agricultura. Além da importância para a economia da nossa região, a agricultura também é responsável pelo fornecimento de alimentos para São Paulo. "

Tags: Chuva, Crise Hídrica, G1, Notícias, Sabesp, Seca

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Mais três vias de SP terão velocidade máxima reduzida para 50 km/h



* * * Extraído do Portal G1 * * *

Pacaembu, Doutor Abraão Ribeiro e Rua Major Natanael terão mudança.
Nova velocidade já começa a valer na segunda-feira (17).


Tatiana Santiago
Do G1 São Paulo

Mais três vias da capital paulista terão a velocidade máxima reduzida de 60 km/h para 50 km/h. A partir de segunda-feira (17) a velocidade máxima da Avenida Doutor Abraão Ribeiro, na Avenida Pacaembu e na Rua Major Natanael, na Zona Oeste, será de 50km/h

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a medida faz parte do plano de redução de acidentes viários do "Programa de Proteção à Vida". Faixas começaram a ser instaladas nesta quinta-feira (13) para orientar motoristas sobre a mudança.

"A CET até com mais antecedência do que vinha fazendo vai comunicar, como fez com as faixas de ônibus, a cada semana o cronograma da semana seguinte, com aviso prévio, utilizando os relógios da cidade para que as pessoas tenham conhecimento", disse o prefeito Fernando Haddad nesta quinta-feira (13).

"É muito importante esse gesto de São Paulo que já está sendo seguido por outras cidades do Brasil. São Paulo está liderando um processo importante para salvar vidas e melhorar as condições de funcionalidade da cidade, com menos acidentes, mais fluidez e obviamente menos letalidade", completou.

Até dezembro, todas as vias da cidade, com exceção do corredor Norte-Sul e as pistas expressas e central das Marginais, terão velocidade máxima de 50 km/h.
Algumas vias importantes da cidade como Jacu-Pêssego, Aricanduva, Minhocão e Sena Madureira já passaram por essa redução.

A medida foi anunciada por Haddad. Na ocasião, ele mencionou que o padrão de 50 km/h é a velocidade máxima em muitos países. "O padrão da cidade de 50 km/h como é o teto na maior parte das cidades civilizadas do mundo. Toda a literatura sobre o assunto recomenda isso", declarou.


Tags: Dr Abrãao Ribeiro, Major Natanael, Pacaembu