segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Meteorito abre cratera de 20 metros de diâmetro na Letônia

Em Moscou

Um meteorito caiu na noite deste domingo no norte da Letônia, abrindo uma cratera de 20 metros de diâmetro e dez de profundidade, informou hoje a agência oficial de notícias russa "RIA Novosti".

Segundo informações, o meteorito caiu em uma fazenda no arredores da localidade de Mazsalaca, junto à fronteira com a Estônia. Ninguém ficou ferido.

As autoridades locais, que inicialmente não sabiam se a cratera havia sido aberta por um meteorito ou pelo pedaço de um satélite artificial, isolaram o lugar em que o corpo celeste caiu.

"O mais provável é que se trate de um meteorito de ferro com um diâmetro de aproximadamente um metro e uma massa de várias toneladas", disse à "RIA Novosti" Vladimir Svetsov, do Instituto de Dinâmica de Geosferas da Academia de Ciências da Rússia.

O cientista explicou que os meteoritos de rocha não chegam à superfície da Terra, já que se desintegram no contato com a atmosfera.

"Se o corpo celeste (que caiu na Letônia) fosse um satélite (artificial), este teria que ser de extrema solidez. Do contrário, teria se destruído no ar", acrescentou o especialista.

Svetsov destacou que meteoritos de um metro de diâmetro colidem com a Terra uma vez ao ano.

Fonte: Folha On-line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário