sábado, 29 de agosto de 2009

Fisichella surpreende e consegue a pole na Bélgica; Barrichello sai em quarto

Do UOL Esporte
Em São Paulo

FISICHELLA CAUSA ESPANTO EM SPA
Crédito
O italiano comemora a sua quarta pole, a primeira com a Force India
1. G. Fisichella (Force India) - 1min46s308
2. Jarno Trulli (Toyota) - 1min46s395
3. Nick Heidfeld (BMW) - 1min46s500
4. R. Barrichello (Brawn) - 1min46s513
5. Robert Kubica (BMW) - 1min46s586
6. Kimi Raikkonen (Ferrari) - 1min46s633
7. Timo Glock (Toyota) - 1min46s677
8. Sebastian Vettel (Red Bull) - 1min46s761
9. Mark Webber (Red Bull) - 1min46s788
10. Nico Rosberg (Williams) - 1min47s362
OS DEZ PRIMEIROS DO GRID
VEJA AS IMAGENS DO TREINO
O QUE ACONTECEU NA BÉLGICA?
CONFIRA O GRID COMPLETO
COMPARE DESEMPENHO DE PILOTOS
O treino de classificação para o GP da Bélgica teve uma das maiores surpresas do campeonato até agora. O italiano Giancarlo Fisichella, a bordo da Force India, conseguiu uma inusitada pole position em Spa-Francorchamps, e vai sair na frente na corrida que terá largada no domingo, às 9 horas (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do Placar UOL.

O italiano assegurou a liderança com o tempo de 1min46s308. O compatriota Jarno Trulli, com a Toyota, confirmou o bom desempenho nos treinos livres e vai sair em segundo lugar. Nick Heidfeld largará em terceiro, e Rubens Barrichello ficou com a quarta posição.

Foi a primeira pole position da Force India, mas não de Fisichella. O italiano de 36 anos já saiu na frente outras três vezes em sua carreira. O resultado veio em meio aos rumores de que o piloto poderia substituir Luca Badoer, que continua decepcionando a Ferrari e vai sair outra vez em último lugar.

"É inacreditável! Não esperava a pole position, especialmente após ontem", comemorou o italiano, que não larga na frente desde o GP da Malásia de 2006, quando ainda estava na Renault. Nos treinos livres de sexta-feira, Fisichella foi o sexto mais rápido.

Quem apostava no inglês Lewis Hamilton se decepcionou logo na segunda parte do treino, com a eliminação do inglês, que vai largar apenas em 12º lugar, após ter liderado os treinos livres de sexta-feira. Junto com ele caiu o líder Jenson Button, que, para a satisfação de Barrichello, sairá na 14ª posição.

Os tempos dos dez primeiros colocados poderão ser mais altos que os demais. De acordo com as novas regras, os pilotos que disputam a "superpole" terão que iniciar a sessão com a configuração de corrida e não poderão mais reabastecer até a prova de domingo, portanto, fazem a tomada de tempo com o carro mais pesado que nas etapas 1 e 2.
ENTENDA A CLASSIFICAÇÃO
Na primeira parte do treino, os pilotos correram na casa dos 1min45s, com a já surpreendente liderança do italiano Giancarlo Fisichella, da Force India. Por outro lado, o compatriota Luca Badoer, substituto de Felipe Massa na Ferrari, fez apenas 1min46s957, foi para a brita, não passou para a segunda fase e amargou de novo a última posição no grid, assim como na sua estreia em Valência.

Com a bandeira amarela causada por Badoer, o francês Romain Grosjean não pôde abrir sua volta rápida e também ficou na primeira parte do treino. O substituto de Nelsinho na Renault vai largar em penúltimo.


Mesmo com a temperatura abaixo do ideal para a Brawn GP em Spa-Francorchamps, Barrichello superou as dificuldades dos treinos livres e avançou em terceiro lugar, atrás também de Jarno Trulli. O companheiro Jenson Button era o 14º, e Lewis Hamilton foi para o Q2 na última vaga, em 15º.

A surpresa maior veio na segunda parte do treino, com a eliminação de Lewis Hamilton, que após a liderança nos treinos livres vinha sendo considerado o favorito para a corrida. O inglês vai largar em 12º, e o seu companheiro de McLaren, Heikki Kovalainen, ficou em 15º.

Mas não parou por aí. Jenson Button também não conseguiu passar para a disputa da pole, enquanto Barrichello fez o sexto tempo no Q2. O líder do campeonato sairá na 14ª posição. Fernando Alonso completou a lista de decepções da segunda fase do treino, com a 13ª posição no grid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário