quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Adultos de 30 a 39 anos serão vacinados contra gripe suína


O grupo de pessoas que poderá tomar gratuitamente a vacina contra a gripe A, conhecida como suína, foi ampliado. Conforme antecipou o iG, o Ministério da Saúde anunciou hoje que a parcela entre 30 e 39 anos também deve receber as doses preventivas do vírus H1N1.


Em janeiro, quando o plano nacional de vacinação contra a gripe foi lançado pelo governo federal, esta faixa-etária não estava contemplada.


As regras iniciais determinavam que a vacinação seria feita em etapas. Primeiro os profissionais de saúde e população indígena seriam imunizados.


Na segunda fase, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, além de portadores de doenças crônicas – diabéticos, imunodeprimidos (portadores do vírus HIV, por exemplo), cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas. Na terceira, adultos saudáveis entre 20 e 29 anos.


Incluir o grupo de 30 a 39 anos foi uma reivindicação de infectologistas e autoridades de saúde de vários países. O secretário de saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, por exemplo, pessoalmente pediu ao ministro José Gomes Temporão que estendesse a vacinação para esta faixa etária. O motivo é que esta parcela foi uma das que mais apareceu entre os mais de 20 mil brasileiros infectados.


Temporão e a equipe de vigilância epidemiológica do Ministério afirmaram que a entrada do novo grupo representa um acréscimo de 30 milhões de doses. No total, o governo federal pretende aplicar 91 milhões de vacinas para fazer a cobertura nacional contra a gripe suína.


Vacina em março


A previsão dos especialistas é que uma nova onda de contágio do vírus H1N1 chegue ao Brasil entre maio e junho. A vacinação gratuita começa no dia 8 de março e se estende até 21 de maio.


Veja as etapas da vacinação


Profissionais de saúde e indígenas: 8 de março a 19 de março


Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos: 22 de março a 2 de abril


Jovens de 20 a 29 anos: 5 de abril a 23 de abril


Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas: 24 de abril a 7 de maio


Pessoas de 30 a 39 anos: 10 de maio a 21 de maio


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Estudante mostrado no quadro 'Novos Olhares' do Fantastico, é assassinado

No episódio sobre felicidade, encontramos, no Recife, uma mãe que era o retrato de uma emoção. O que o coração dessa mãe não podia prever, é que o filho dela não viveria até o fim da faculdade.





Em 2007, o Fantástico apresentou uma serie especial. Chamava-se 'Novos olhares' e discutia temas da vida moderna. No episódio sobre felicidade, encontramos, no Recife, uma mãe que era o retrato dessa emoção.

Era uma mulher simples, catadora de lixo, que mal conseguia descrever o que sentia ao ver o filho aprovado no vestibular para a faculdade de medicina.

O que o coração dessa mãe não podia prever é que o filho dela não terminaria a faculdade. Sexta-feira (05) à noite, Alcides foi assassinado. O rapaz levou dois tiros na cabeça, na frente de casa.

De acordo com vizinhos, que não quiseram gravar entrevista, os dois bandidos queriam matar um outro rapaz da comunidade. Como não encontraram quem procuravam atiraram em Alcides e foram embora. O estudante ainda foi levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

A despedida de Alcides do Nascimento Lins foi marcada pela emoção. A mãe dele recebeu o consolo do reitor da Universidade Federal de Pernambuco, onde o filho estudava. O velório reuniu amigos, vizinhos e colegas da faculdade. Todos ainda estão chocados com a forma trágica como Alcides foi assassinado.

No momento do enterro, aplausos para o jovem que queria mudar o mundo.

A história de Alcides é a história de alguém que tentava vencer a pobreza. Passou em biomedicina, curso que concluiria este ano. O reitor da UFPE estava comovido. Ele destacou a fibra da mãe pobre, catadora de lixo que conseguiu colocar dois filhos em uma universidade federal. Este ano, a irmã de Alcides foi aprovada para o curso de farmácia.