segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Mano elogia Barça e pede análise profunda do futebol brasileiro


* * * Extraído do Portal UOL * * *


DE SÃO PAULO

Após a derrota do Santos para o Barcelona por 4 a 0, no domingo, em Yokohama, pela final do Mundial de Clubes, o técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, rasgou elogios ao time catalão e pediu uma análise profunda do futebol brasileiro. Ele ainda citou que os projetos precisam ter continuidade no país.
"Este grupo atual do Barcelona veio para fazer história. A vitória na final do Mundial de Clubes da Fifa diante do Santos, no Japão, foi apenas mais uma das tantas conquistadas até aqui e das que ainda virão", analisou o treinador brasileiro através de nota oficial.
"Há 35 anos eles decidiram que queriam ser assim, trabalharam incansavelmente nesta direção e o resultado está à mostra para o mundo todo ver. Sua capacidade não se discute mais. Eles estão disparadamente melhores", declarou.
Mano Menezes afirmou que a derrota santista vai "remeter a uma discussão mais profunda e proveitosa, dos verdadeiros problemas do futebol brasileiro". Ele ainda pediu que os projetos no país precisam "ser sérios e ter continuidade".
"Tenho ouvido que sempre vencemos do nosso jeito e os outros estão fazendo da maneira que fazíamos antes. Temos que encarar que essa gente está fazendo algo diferente e temos que aceitar, entender e resolver isso".
Assim como Muricy Ramalho, Mano Menezes também cutucou os críticos sobre a formação tática das equipes.
"Aqui, nossos críticos ainda estão rotulando uma equipe de ofensiva ou defensiva pelo número de atacantes. Este Barcelona já jogou em todas as disposições táticas. Iniciou uma partida, recentemente, com linha de três defensiva, sem nenhum zagueiro e hoje deu uma aula de ofensividade, sem nenhum atacante de ofício".
Tags: Barcelona, Mano Menezes, Mundial de Clubes, Notícias, Santos,  UOL

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Morte de Sócrates

* * * Extraído do Portal UOL * * *

DE SÃO PAULO

A morte de Sócrates neste domingo de madrugada, em São Paulo, virou notícia nas versões virtuais dos principais jornais de todo o mundo.

O esportivo argentino "Olé" destaca o falecimento com reverência: "Foi-se um grande". No texto, lembra das duas últimas internações e lamenta, desta vez, a impossibilidade de "driblar o destino". E ainda cita o ídolo corintiano como um dos "símbolos do futebol verde e amarelo" e sua importância "dentro e fora de campo".

O americano "New York Times" fez um obituário sobre o brasileiro dizendo que ele tinha um "exuberante estilo" e uma "carreira multifacetada". O NYT comenta ainda o fato de Sócrates gostar de beber e fumar e destacou os apelidos de "Doctor" e "Big Skinny" (Magrão).

O inglês "The Guardian" também coloca a notícia entre suas manchetes, relembrando a carreira do capitão da seleção brasileira com direito a galeria de fotos e texto especial de um de seus colunista. O artigo recorda também sua participação, em 2004, já aposentado e com 50 anos, em um jogo do modesto Garforth Town.

O francês "Le Monde" chama a atenção para o estilo peculiar de Sócrates: "Um futebolista romântico e revolucionário" e explica com detalhes a chamada "Democracia Corinthiana", movimento da década de 80 de que fez parte e foi um dos principais líderes --ao lado dos também corintianos Wladimir, Zé Maria e Casagrande.

Em sua versão mundial, o site do periódico sul-americano "El País" segue linha parecida, definindo o ex-jogador como "democrata do futebol" e narra sua biografia. Ao final, elenca frases memoráveis de sua autoria, como "O povo me deu poder como um futebolista popular" e "Troco os meus gols por um país melhor".

O "Gazzetta dello Sport", da Itália, onde Sócrates atuou pela Fiorentina por uma temporada, lembra da famosa vitória de sua seleção contra a brasileira, na Copa do Mundo de 1982. E separa vídeo com alguns lances da carreira do meia. Recurso também utilizado pelo diário esportivo espanhol Marca, que fala em "adeus" ao Doutor.

O também italiano "Corriere della Sera" deu destaque em sua primeira página na internet para o "adeus do doutor Sócrates". "Do Mundial-82 até a passagem sem glória na Fiorentina", destaca.

O alemão "Bild" cita o comportamento de Sócrates, que "fumava 20 cigarros por dia" e se intitulava "um artista do futebol". E, no fim, estranhamente, coloca uma galeria de fotos do argentino Maradona, segundo eles, "o melhor de todos os tempos".

Tags: Corinthians, Folha.com, Luto, Notícias, Sócrates, UOL

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

YouTube renova página e lança design 'mais limpo e simples'

Site criou barra à esquerda para usuário acompanhar seus canais favoritos.
Nova aparência também oferece mais opções para compartilhar conteúdo.

* * * Extraído do Portal G1 * * *

Da EFE

O YouTube renovou sua página e lançou na quinta-feira (1) um novo design "mais limpo e simples" para facilitar a busca e a inscrição de vídeos em canais, além de intensificar seu caráter social e oferecer mais opções de personalização e compartilhamento, informou o Google em blog oficial.

O site de vídeos do Google ganhou uma nova barra à esquerda que pode ser personalizada pelo usuário. Nesse menu, o internauta pode adicionar novos canais para acompanhar as suas atualizações. Com o novo visual, o YouTube espera que os usuários criem o hábito de visitar o site apenas para ver as novidades dos seus canais favoritos.

A nova aparência do site também oferece mais opções para compartilhar conteúdo no Google+ e Facebook. Ao clicar nos botões das redes sociais, na barra à esquerda, o usuário consegue ver os últimos vídeos compartilhados pelos seus amigos.

O YouTube explica que os canais também foram redesenhados para deixar a busca por vídeo mais simples e precisa. "Como muitas pessoas fazem uploads de conteúdos de forma diferente, criamos novos modelos de canais para responder às necessidades, tanto daqueles que postam um vídeo por semana quanto dos que têm que procurar entre milhares de vídeos", disse a empresa.

Tags: Notícias, Youtube

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Senadores estendem a lei antifumo para todo o país

* * * Extraído do Portal UOL * * *

JOHANNA NUBLAT
MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

Até os fumódromos, áreas criadas especificamente para fumantes em bares, restaurantes, danceterias e empresas, ficam proibidos.

Hoje, leis semelhantes já vigoram em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

A medida passará a valer a partir da sanção do texto pela presidente Dilma Rousseff. A proposta, porém, ainda depende de regulamentação para fixar valor de multa.

O projeto é semelhante ao aprovado pelo então governador José Serra (PSDB) em São Paulo. No Estado, o dono do estabelecimento onde ocorre a infração pode pagar multa de até R$ 1.745.

Mas a medida aprovada pelo Senado é ainda mais restritiva, porque bane até as tabacarias --locais onde é possível fumar desde que não haja comida e bebida.

A proposta, que começou a tramitar no Congresso em agosto deste ano, foi aprovada de maneira simbólica.

Outras alterações foram aprovadas no Senado. Uma delas é a que prevê que, a partir de 2016, os maços de cigarros também tragam mensagens de advertência sobre os riscos do produto à saúde em 30% da parte frontal (hoje existe só na parte de trás).

Pontos de venda de cigarro não poderão mais ter propaganda. Eles deverão apenas expor os produtos e suas advertências à saúde.

Essas restrições foram comemoradas pelo ministro Alexandre Padilha (Saúde). "Dados de outros países mostram que restringir o uso do cigarro em espaços coletivos e a propaganda no espaço de venda contribuem para reduzir o fumo", afirmou à Folha.

No Brasil, estima-se uma população fumante de 15% --em 1989 era de quase 35%.

Padilha, porém, criticou outro ponto da medida provisória, que libera a publicidade do cigarro em eventos.

ALTERAÇÕES

O projeto passou por várias alterações na tramitação. Na Câmara, o relator Renato Molling (PP-RS) era a favor do fim dos fumódromos, mas tentou abrir a possibilidade de que alguns locais (como restaurantes e boates) fossem totalmente livres para o fumo. Não teve sucesso.

"Nossa proposta era mais ampla, se protegia um pouco mais a produção e os fumantes", disse o deputado, que vem do principal Estado produtor de tabaco.

A Souza Cruz e Philip Morris, duas das maiores produtoras de cigarro do país, não quiseram comentar o caso.

Tags: Philip Morris, Fumo, Fumódromo, Notícias, Tabagismo, Souza Cruz, UOL

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Morre cantora e ex-atriz pornô Andrea True


* * * Extraído do Potal Vírgula * * *

A ex-atriz pornô e cantora norte-americana Andrea True morreu aos 68 anos de idade no dia 7 de novembro. Porém, a família da cantora apenas divulgou o falecimento no último domingo (20) e não determinou a causa da morte.
Segundo a casa de funerais Gilpatric-VanVliet, o corpo de Andrea será cremado em Kingston, no estado do Tennessee. Como atriz, True ficou conhecida por sua atuação no filme Garganta Profunda II (1974) e Meatballs (1972).
Como interprete ganhou fama mundial ao liderar o grupo Andrea True Connection. O hit More, More, More - escrito e produzida por Gregg Diamond - foi um grande sucesso da música disco em 1976.
Tags: Andrea True, Garganta profunda, Luto, Notícias, Vírgula

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Morre Evelyn Lauder, firme ativista contra o câncer de mama

* * * Extraído do Portal IG * * *

Vice-presidente da empresa de cosméticos Estée Lauder, ela criou a campanha do laço rosa, hoje o símbolo da luta contra a doença

Evelyn Lauder, vice-presidente da empresa de cosméticos Estée Lauder e impulsionadora da luta contra o câncer de mama, morreu neste sábado em sua casa de Manhattan aos 75 anos, informou "The New York Times".

Leia: Casos de câncer de mama aumentam

Nascida em 1936 em Viena como Evelyn Hausner, sua família teve que fugir da capital austríaca quando Hitler anexou o país em 1938.

Em 1940, a família se mudou para Nova York, cidade na qual Evelyn se casou em 1959 com Leonard A. Lauder, filho de Estée, e passou a integrar-se na família, proprietária então de uma pequena empresa.

De seu casamento com Leonard teve dois filhos, William e Gary.

Em 1989 foi diagnosticada com câncer de mama, e apesar de se negar sempre a comentar a evolução de seu caso, começou a partir de então a desenvolver uma intensa atividade internacional para lutar contra esta doença.

Criou a campanha do laço rosa, reconhecido a partir de então como símbolo da luta contra este mal, e em 1993 abriu a Fundação para a Pesquisa sobre o Câncer de Mama, com a qual arrecadou uma quantidade que o jornal nova-iorquino estima em cerca de US$ 350 milhões.

Em 2007 foi diagnosticada com outro câncer, desta vez de ovários. Foi este câncer que, ao final, lhe causou a morte.

Tags: Câncer, Evelyn Lauder, IG, Notícias, Saúde

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Mineiro dá volta ao mundo e chega a praça em BH às 11h11 de 11/11/11




* * * Extraído do Portal G1 * * *


Danilo Perrotti Machado chega às 11h11 de 11/11/11, depois de volta ao mundo de bicicleta em três anos, três meses e três dias (Foto: Alex Araújo/G1)


Três anos, três meses e três dias. Esse é o tempo exato que o administrador de empresas Danilo Perrotti Machado, de 30 anos, levou para da

r volta ao mundo em uma bicicleta. Machado chegou à Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, às 11h11 de 11/11/11. A data não foi escolhida por acaso. Para dar a sequência numérica que ele acredita ser interessante, o ciclista, que deixou a capital mineira em 8/8/08, escolheu a dedo esta sexta-feira (11) para retornar. Ele viajou por cinco continentes e conheceu 59 países.


Na chegada à praça, Danilo fez um comentário geral sobre o que viu na viagem. "O mundo é igual em qualquer lugar. Todo mundo quer a mesma coisa, que é um mundo melhor", resumiu.


Danilo apresenta a 'companhei

ra


' inseparável na
viagem (Foto: Alex Araújo/G1)


Machado disse que durante o percurso contou esporadicamente com caronas, pegou ônibus e aviões nos trajetos perigosos, como os ataques de terroristas que acontecem no Paquistão. "Mas nos desertos, por exemplo, no México, eu sempre andava de bicicleta".


Na mala, ou melhor, nos bagageiros acoplados à magrela, ele levou barraca de camping, esteira e utensílios para cozinhar quando ele não encontrava pousada para se hospedar. Máquina fotográfica, GPS, netbook, mapas, roupas de inverno, kit de primeiros socorros, bússola e um fogareiro também acompanharam o mineiro.



Para cumprir o planejamento, Machado pedalava oito horas por dia e, quando não havia hotel, ele montava a barraca de camping. "Banho não era prioridade e banheiro era o primeiro matinho que eu encontrava", disse, em tom de brincadeira.


Machado contou que nos países árabes as pessoas têm o costume de comer com a mão direita, e que a esquerda é para higiene pessoal. "Para eles, a mão esquerda é a impura, e eu sou canhoto. Eles me diziam que eu estava comendo com a mão errada", relembrou.


Mas ele ressaltou que nesses lugares as pessoas são hospitaleiras e que os homens são quem os recebia. "Eu nem via as mulheres. Elas se vestem com burca, ficam com o corpo totalmente coberto".



A volta ao mundo, uma experiência única, valeu muito a pena segundo ele, mas não será refeita "porque a vida é muito curta para repetir o mesmo caminho".



Por onde passou
A façanha, de acordo com ele, foi dividida em oito etapas. A primeira começou quando o ciclista partiu da capital mineira e seguiu pela Estrada Real até a cidade do Rio de Janeiro. Foram percorridos 539,79 quilômetros neste trecho.


Da Cidade Maravilhosa, ele embarcou para a Europa, por onde pedalou por 17 países, entre eles, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Noruega, Suécia e República Tcheca. Machado e a "magrela" viajaram 9.436,76 quilômetros no "velho continente". "Uma experiência fantástica e única. Seja o sorriso de uma criança, ou mesmo um dia bonito de sol. Aprendi também muito com os desafios, como a chuva e o mau tempo", disse.


Na terceira fase, Machado pedalou pelo Oriente Médio e África. A maratona começou na Turquia e finalizou-se nos Emirados Árabes. Chipre, Israel, Jordânia, Egito, Sudão, Iêmen e Oman também foram visitados. Uma distância de 5.175,70 quilômetros feitos durante 133 dias.


De lá, ele seguiu para a Ásia, começando no Irã e terminando no Timor Leste. No continente asiático, o administrador pedalou por quase um ano, e cruzou 17 fronteiras: Irã, Paquistão, Índia, Nepal, Bangladesh, Sri Lanka, Tailândia, Laos, China, Kong Hong, Macau, Vietnã, Cambogia, Malásia, Cingapura, Indonésia, Timor Leste. Ao todo, 17.349,31 quilômetros pedalados. A quinta etapa foi na Oceania. Machado percorreu a Austrália e a Nova Zelândia. Trecho viajado: 5.133,87 quilômetros.


Nas pedaladas seguintes, já na América do Norte, ele foi para o Canadá e Estados Unidos, o que resultou em 2.996,57 quilômetros rodados.


A sétima etapa iniciou-se no México, na América Central. O belo-horizontino percorreu também países como Honduras, Nicarágua e Panamá. Uma distância de 4.875,20 quilômetros e oito países visitados.


A última etapa, na América do Sul, teve início na Colômbia. Ele passou pelo Equador, Peru e entrou no Brasil pela Floresta Amazônica. "Cruzei a fronteira do Brasil a nado pelo rio mais sagrado deste planeta, o Rio Amazonas", falou.


Logo depois, ele seguiu pelo Nordeste brasileiro e chegou a Minas Gerais, à cidade de Belo Horizonte, onde a viagem começou e terminou completando três anos, três meses e três dias da jornada ao redor do mundo de bicicleta. Na oitava fase, ele pedalou 4.924,61 quilômetros.
Nos mais de mil dias de viagem, Machado pedalou mais de 50,5 mil quilômetros.



Danilo e a mulher, Gisele Werneck, na chegada à
Praça da Liberdade (Foto: Alex Araújo/G1)


Documentário
O projeto de rodar o planeta em cima da bicicleta vai virar um documentário, com o patrocínio da Lei Rouanet. As filmagens começaram a ser rodadas quando Machado entrou no Brasil. Com duração de 70 minutos, o filme vai mostrar o retorno do ciclista até a chegada em Belo Horizonte.


Como o lançamento previsto para o segundo semestre de 2012, o trabalho será exibido em salas de cinema e, parcialmente, pela internet, televisão e festivais. Quem fará a direção do documentário é Gisele Werneck, mulher dele.


Livros
Ainda para 2012, também está previsto o lançamento de um livro de fotos dos 59 países visitados. "Via o mundo e quero passar essa experiência para as pessoas. Ao todo são 150 giga de fotos", contou. Outro material que será editado é um livro que contará as histórias vividas pelo aventureiro.


Como tudo começou
O interesse foi despertado quando Machado morou em Londres, na Inglaterra. Ele pedalou para o Norte da França, fez o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e, de lá, foi para o Marrocos. "Quando eu morava na Europa, descobri a bicicleta com um instrumento perfeito de conhecer o mundo. Nessa viagem, pedalei por cinco países. Foi como uma viagem piloto para essa volta ao mundo".


Ele disse, ainda, que não criou expectativas para a viagem, e que apenas queria ver o mundo, movido pelo próprio esforço físico.


Para colocar em prática o projeto, ele ficou oito meses trabalhando para montá-lo. Em princípio, o viajante pensou que gastaria R$ 100 mil na aventura, mas com a inclusão do documentário nos planos, Machado disse que já perdeu as contas.


Tags: BH, Notícias, Volta ao Mundo, 11/11/11

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mais de 165 mil inscritos participarão de prova para professores temporários

* * * Extraído do Site: http://www.educacao.sp.gov.br * * *

O exame, que acontecerá no dia 30 de outubro, é destinado aos docentes não efetivos que já atuam na rede estadual e também aos candidatos à contratação por tempo determinado, cadastrados no processo de atribuição de classes/aulas do ano letivo de 2012

A Secretaria de Estado da Educação publicou no "Diário Oficial" do Estado de quinta-feira, 20 de outubro, o edital que contém as instruções e a data da prova destinada aos professores temporários cadastrados no processo de atribuição de classes/aulas da rede estadual para o ano letivo de 2012. O exame é voltado aos docentes não efetivos que já atuam na rede e também aos novos candidatos à contratação por tempo determinado. Mais de 165 mil se inscreveram para a avaliação, que acontecerá no dia 30 de outubro nos municípios-sede das 91 Diretorias Regionais de Ensino em todo o Estado.

A nota obtida pelo candidato será utilizada para classificação no processo de atribuição. Os temporários estáveis (categoria F) que já foram aprovados nas edições anteriores não precisam passar novamente pelo exame, mas podem fazê-lo para tentar obter melhor nota.

Os locais de prova serão divulgados até o 5º dia anterior à data prevista para o exame e poderão ser acessados no portal da Secretaria de Educação e da Fundação VUNESP, responsável pela realização da avaliação. Os candidatos inscritos cujos nomes não constarem na relação devem entrar em contato com a VUNESP pelo telefone (11) 3874-6300, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, ou dirigir-se à Diretoria de Ensino de sua inscrição, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, para verificar o local em que realizará a prova.

Os docentes que optaram pelo campo de atuação educação especial ou aulas (alemão, arte, biologia, ciências físicas e biológicas, educação física, espanhol, filosofia, física, francês, geografia, história, inglês, italiano, japonês, língua portuguesa, matemática, psicologia, química, sociologia), referente ao ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio, farão o exame no período da manhã, com início às 8h30. Para os que escolheram o campo de atuação classes, referente ao ciclo I do Ensino Fundamental, a avaliação será realizada no período da tarde, com início às 14h30.

O candidato deverá comparecer ao local da prova com meia hora de antecedência, portando caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto nº 2, borracha e original ou cópia autenticada de um documento identificação com foto (R.G, carteira nacional de habilitação, carteiras de órgãos de conselhos de classe, carteira de trabalho e previdência social ou certificado militar).

A avaliação será composta por 80 questões objetivas, avaliadas na escala de zero a 80 oitenta pontos, no caso do campo de atuação aulas e educação especial, e 60 questões objetivas, avaliadas na escala de zero a 80 pontos, para o campo de atuação classe.

As competências e habilidades requeridas para professores da rede estadual, assim como a bibliografia de referência para o exame, constam nas resoluções SE nº 70, de 26 de outubro de 2010, e SE nº13, de 3 de março de 2011, que podem ser consultadas na área da Central de Atendimento.

Tags: Educação, Ensino, Estado, Professor

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Morre em São Paulo o humorista José Vasconcellos



* * * Extraído do Portal UOL * * *


DE SÃO PAULO

Morreu na madrugada desta terça-feira em São Paulo o humorista José Vasconcellos. Ele tinha 85 anos e estava internado na UTI do setor de geriatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

A assessoria do hospital não informa a causa da morte.
Vasconcellos era mais conhecido pelo trabalho como o gago Rui Barbosa Sa-Silva nos humorísticos "Escolinha do Professor Raimundo" e, mais recentemente, "Escolinha do Barulho".

O humorista nasceu no Acre em 1926 e começou a carreira fazendo imitações no rádio.
No cinema, participou de filmes dos Trapalhões na década de 1980. Em 2005, fez parte do elenco de "O Casamento de Romeu e Julieta" com Luana Piovani.


Tags Luto, Notícias, UOL

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Apple comunica morte de Steve Jobs em seu site


* * * Extraído do Portal IG * * *

"Apple perdeu um gênio criativo e visionário e o mundo perdeu um incrível ser humano", afirma empresa

iG São Paulo | 05/10/2011 20:55

A Apple acaba de colocar em seu site um anúncio comunicando a morte de Steve Jobs, fundador da empresa, a fabricante do iPod, iPhone e iPad.

"A Apple perdeu um gênio criativo e visonário e o mundo perdeu um incrível ser humano. Aqueles que tiveram sorte o bastante de conhecer e trabalhar com Steve perderam um grande amigo e um mentor inspirador. Steve deixa para trás uma companhia que só ele poderia ter feito e seu espiríto viverá para sempre nas fundações na Apple", afirma o comunicado.

A Apple divulga um e-mail para as pessoas que quiserem mandar condolência: rememberingsteve@apple.com

Tags: Luto, Notícias, Steve Jobs

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Aviso prévio de 30 para até 90 dias

Como sempre, vai sobrar para o pobre do empregado....

Veja a matéria abaixo:





Tags: Aviso prévio, Jornal Nacional, Noticias

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dilma autoriza R$ 200 mi para ter internet rápida em celulares na Copa de 2014




* * * Extraído do Portal UOL * * *

Dilma Rousseff quer uma Copa do Mundo de 2014 em alta velocidade, pelo menos no que se refere à internet a celulares. A presidente informou nesta segunda-feira, no programa Café com a Presidenta, que o governo destinará R$ 200 milhões para investimentos na infraestrutura de 12 cidades-sede voltados à telefonia móvel.


A ideia é que o brasileiro e também os turistas possam assistir aos jogos também pelos celulares com imagens de alta qualidade.
"Esse é um legado que ficará para toda a população brasileira depois da Copa e das Olimpíadas”, destacou Dilma.
Embora projete a modernização do serviço de transmissão pelos celulares, a presidente reconhece que o povo ainda é carente de um sistema para internet. Ela destaca que a ideia é que a internet popular chegue a todos os municípios até 2014.


“Queremos chegar a, pelo menos, 40 milhões de lares com acesso à internet de alta velocidade, o que é muito importante para o desenvolvimento do nosso país. A internet está presente em tudo: na economia, na educação, nas compras, nas relações pessoais, nos serviços públicos”.

Tags: Celular, Copa, Dilma, Notícias, UOL

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Mais de metade dos alunos do 3º ano do fundamental não conseguem calcular o troco numa compra

* * * Extraído do Portal UOL * * *

Da Redação
Em São Paulo

No 3º ano do ensino fundamental, ou antiga 2ª série, os estudantes deveriam saber fazer contas de mais e de menos para, por exemplo, calcular o troco numa compra. No entanto, 57,2% dos alunos brasileiros dessa etapa não conseguem resolver problemas de soma ou subtração.

Esse é o resultado apresentado pela Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização), uma avaliação promovida por uma parceria entre o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a Fundação Cesgranrio, o Instituto Paulo Montenegro/Ibope e o movimento Todos Pela Educação. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (25). A avaliação também mediu a proficiência em leitura: 43,9% dos estudantes não alcançou o esperado.

Pública versus particular

Na escola pública, o percentual de alunos que não atingem o nível esperado para o 3º -- as operações básicas de somar e subtrair -- chega a 67,4%. Ou seja, num grupo de cem alunos, 67 não alcançaram o conhecimento mínimo esperado. A situação é mais crítica nas regiões Norte (78,1%) e Nordeste (74,8%).

Mesmo entre os estudantes que pagam pelo ensino, um a cada quatro alunos não aprendem o básico. Na rede privada, 25,7% está com média abaixo de 175 na disciplina de exatas. O comportamento por região é semelhante ao apresentado na escola pública, deixando Norte e Nordeste com os piores resultados.

Escala Saeb

A média nacional de conhecimento em matemática ficou em 171,1 pontos. A Prova ABC considera que o conhecimento "esperado" no 3º ano é 175. A escala utilizada é a mesma do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e vai de 100 a 375.

O cenário em relação ao desempenho das regiões deixa as regiões Sul (185,6), Sudeste (179,1) e Centro Oeste (176,5) acima da média, enquanto Nordeste (158,2) e Norte (152,6) ficam com índices inferiores a 171, 1.

"Estes dados apontam que os baixos desempenhos em matemática apresentados pelos alunos brasileiros ao final do ensino fundamental, e posteriormente do ensino médio, começam já a serem traçados nos primeiros anos da vida escolar. Fato que nos coloca diante da necessidade de promover políticas públicas de incentivo a aprendizagem de matemática desde a alfabetização", afirma Ruben Klein, consultor da Cesgranrio.

A Prova ABC foi aplicada no primeiro semestre de 2011 a cerca de 6 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do país.

Tags: Educação, Notícias, UOL

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Brasil tem R$ 300 milhões em moedas perdidas



* * * Extraído do Portal UOL * * *



EDUARDO CUCOLO
DE BRASÍLIA


Cerca de R$ 300 milhões em moedas da primeira família do real estão fora de circulação --dinheiro perdido ou esquecido em casa.


Fabricadas entre 1994 e 1998, representam 15% do valor e quase um terço da quantidade existente no país, segundo o Banco Central.


Todas continuam valendo, exceto as antigas moedas de R$ 1, que saíram de circulação em 2003 e hoje só podem ser trocadas no BC ou em uma das 27 agências autorizadas do Banco do Brasil.


Somente em moedas antigas de R$ 1 há 35,5 milhões que nunca voltaram para o BC, número que segue praticamente estável desde 2006.


As perdas são maiores quando com dinheiro de menor valor. Antigas moedas de R$ 0,01, por exemplo, representam 60% da quantidade no mercado dessa denominação (R$ 20 milhões), mas dificilmente são encontradas.


Para suprir a ausência de moedas que "desaparecem" ou ficam estocadas em casa, o BC gasta R$ 320 milhões por ano. A instituição possui hoje um estoque para atender seis meses de demanda.


TROCO


O chefe do Departamento do Meio Circulante do BC, João Sidney Figueiredo Filho, diz que os bancos também têm o suficiente para resolver problemas de falta de troco.


"Basta que o comércio procure os seus bancos, que estão com muito estoque."


O Banco do Brasil, responsável pela distribuição, por exemplo, oferece serviço de troco em todas as capitais brasileiras. Todos os bancos, no entanto, têm obrigação de atender aos pedidos do comércio por moedas.


O BC também faz distribuições com antecedência quando há sinal de que pode faltar dinheiro. Isso acontece, principalmente, quando há reajuste das tarifas de transporte público e é preciso intensificar a distribuição de moedas de R$ 0,10 e R$ 0,25.


Se todas as moedas distribuídas estivessem efetivamente em circulação, haveria cerca de R$ 22 para cada brasileiro.


Tags: Economia, Notícias, UOL