terça-feira, 15 de agosto de 2017

Carteira Nacional de Habilitação terá versão digital com valor jurídico


* * * Extraído do Portal G1 * * *

Edição do dia 14/08/2017
14/08/2017 21h32 - Atualizado em 14/08/2017 21h32

Documento eletrônico entra em vigor no país em fevereiro de 2018.
Detran de cada estado vai decidir qual será o valor da carteira digital.

A carteira de motorista vai ganhar uma versão digital com o mesmo valor jurídico da CNH impressa.

Todo motorista sabe que para dirigir é preciso estar com a carteira de habilitação, mas muita gente já esqueceu o documento antes de sair de casa.

“Aí tem que voltar”, diz um motorista.
“Foi bem tenso. Tive que voltar para pegar”, lembra outro motorista.

Dirigir sem habilitação dá multa de R$ 88 e três pontos na carteira. Mas a partir de fevereiro de 2018, o motorista vai poder levar a CNH de outra forma. É quando entrará em vigor em todo o país a Carteira Nacional de Habilitação eletrônica, em um aplicativo de celular e com o mesmo valor jurídico da versão impressa.

“O celular, a gente queira ou não, vai estar sempre com a gente, é muito mais fácil de não esquecer”, diz o analista de sistemas Kelvin Santos.

O aplicativo dá acesso à frente da carteira com a foto do motorista; ao verso, com a assinatura e data de emissão; e a uma tela com um QR-Code, que será usado pelo guarda de trânsito para conferir a autenticidade do documento.

O motorista só precisa de internet no primeiro acesso, depois disso a carteira fica salva no celular. Só poderá ter a CNH no celular quem já tem a versão impressa mais moderna, que já vem com QR-Code
Detran de cada estado ainda vai definir se a carteira eletrônica será cobrada e qual o valor.

O ministro das Cidades diz que a habilitação de papel, por enquanto, não vai deixar de existir. “A carteira de habilitação impressa continua valendo, mas a tendência é que cada vez mais se opte pela carteira digital, que é muito mais prática a sua portabilidade”, disse o ministro Bruno Araújo.

Segundo o governo, o sistema de carteira digital é totalmente seguro. O documento será criptografado. O estado de Goiás será o primeiro a usar o sistema, como teste, a partir de 30 de setembro.


Tags:  CNH, Detran, G1, Jornal Nacional, Notícias, Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário