quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sempre lave as mãos com água quente, não fria.


Por Anahad O'Connor
The New York Times


A AFIRMAÇÃO

Sempre lave as mãos com água quente, não fria.



OS FATOS

Com a gripe suína varrendo o país, autoridades de saúde estão relembrando aos americanos para lavarem as mãos com frequência e, desta forma, reduzir a disseminação da doença.





De fato, há muito tempo se diz que sabonete e água quente previnem a disseminação de várias infecções, do resfriado comum aos problemas respiratórios, até mesmo os vírus causadores a diarreia. Porém, será que a água quente ou morna é realmente mais eficaz que a fria?

Em sua literatura médica, o FDA (Food and Drug Administration) declara que a água quente o suficiente para ser confortável no lavar das mãos não é o bastante para matar bactérias, mas é mais eficaz que a água fria porque remove gordura da mão, um potencial abrigo para bactérias. No entanto, pesquisas não confirmam a afirmação.

Em um relatório publicado em 2005 no "Journal of Occupational and Environmental Medicine", cientistas do Joint Bank Group/Fund Health Services Department examinaram o assunto. Eles apontaram que em











The New York Times
A temperatura da água usada para lavar as mãos não deve ser guiada pelo efeito antibacteriano, segundo especialistas
GRIPE FEZ 67% DOS PAULISTAS MUDAREM HÁBITOS DE HIGIENE
LAVAGEM DE MÃOS DEVE DURAR DOIS "PARABÉNS A VOCÊ", DIZ OMS
UOL CIÊNCIA E SAÚDE
estudos onde os participantes tinham as mãos contaminadas, e depois eram instruídos a lavar e enxaguar com sabonete por 25 segundos, usando água com temperatura entre 4,44ºC e 48,8ºC, as variadas temperaturas não tiveram "efeito algum na redução temporária ou permanente das bactérias".

Na verdade, eles não encontraram nenhuma evidência de que a água quente tem qualquer benefício adicional, e observaram que ela pode, em vez disso, aumentar a "capacidade de irritação" de diferentes sabonetes, causando dermatite de contato.

"A temperatura da água usada para lavar as mãos não deve ser guiada pelo efeito antibacteriano, mas pelo conforto", escreveram os pesquisadores, "que é água morna. O uso de água morna em vez de quente também tem benefícios econômicos".

A CONCLUSÃO

Não foi provado que a água quente elimina mais germes que a água fria na hora de lavar as mãos.

Tradução: Gabriela d'Avila

Nenhum comentário:

Postar um comentário