sábado, 14 de janeiro de 2017

Telmo de Avelar, dublador e tradutor de desenhos da Disney no Brasil, morre aos 93 anos



* * * Extraído o Portal Yahoo! * * *

Yahoo Vida e Estilo9 de janeiro de 2017

Morreu nesta segunda-feira, aos 93 anos, Telmo de Avelar, dublador e tradutor que ficou conhecido no meio por seus trabalhos com desenhos da Disney. Ele estava internado em um hospital na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, para tratar um câncer em estágio avançado.
Avelar, que nasceu em Curitiba e tinha como nome de batismo Telmo Perle Münch, emprestou sua voz para o personagem Pateta, nos anos 70 e 80. Além disso, foi diretor de dublagem e tradutor de séries como ‘Família Dinossauro’ e animações da Disney como ‘Aladdin’, ‘O Rei Leão’, ‘A Pequena Sereia’ e ‘A Bela e a Fera’, cujas músicas adaptadas por ele foram usadas em um musical da Broadway trazido para o Brasil.
Foi também o responsável pela versão nacional da música que os sete anões cantam no desenho da Branca de Neve: “Eu vou, eu vou, para casa agora eu vou”.
Avelar também fez participações especiais como ator nas novelas ‘Irmãos Coragem’, ‘Nina’ e Pai Herói’. Nos últimos anos, ele estava afastado dos estúdios de dublagem e vivia no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro.

Tags: Cinema, Disney, Luto, Pateta, Telmo Avelar, TV ,Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário