sábado, 12 de setembro de 2009

Detran ganha novos endereços


A partir de segunda-feira o Detran-SP passa por um processo de descentralização de atendimento e vai funcionar em outros endereços.

A partir de segunda-feira o Detran vai funcionar em outro endereço. O famoso prédio na região do Ibirapuera vai virar espaço cultural. Primeiro, uma reforma e depois sim o edifício será usado pelo Museu de Arte Contemporânea da USP.

As últimas caixas com a papelada sobre trânsito já deixaram o prédio do Detran no Ibirapuera. Em vez do corre-corre atrás da documentação, agora será a vez das artes. Gravuras de Tarsila do Amaral, pinturas de Kandinsky, Chagall, Picasso, Matisse, além de dezenas de clássicos da fotografia, obras de primeira grandeza que estão no museu de arte contemporânea que fica dentro da USP, mas existe muito mais.

Hoje o espaço do museu é pequeno para o tamanho do acervo. O MAC tem atualmente quase dez mil obras, entre gravuras, esculturas, pinturas, fotografias. A maioria fica guardada em cofres atrás das portas onde só funcionários do museu podem entrar e aqueles autorizados. Com a mudança, o público finalmente poderá ver boa parte das obras guardadas.

“Você precisa sempre escolher o que vai mostrar. Se você mostra uma exposição dedicada ao ano da França no Brasil com o acervo francês, você não tem espaço para mostrar, por exemplo, o modernismo brasileiro, que fica guardado na reserva”, diz Lisbeth Rebollo Gonçalves, diretora do MAC.

A reforma no prédio do Detran já começou. Os únicos serviços que continuam aqui até o final do ano são o de lacração para veículos novos e usados e de vistoria. Quando o museu ficar pronto, serão quatro andares dedicados às exposições.

Também haverá um café, uma livraria, dois auditórios, oficinas de arte e um restaurante na cobertura. É um investimento de quase 55 milhões de reais. ”Esse é um prédio lindo, talvez um dos mais bonitos que Niemeyer já fez. Foi uma reforma nos oito andares do prédio. Nós esperamos que esteja pronta no primeiro semestre do ano que vem”, diz João Sayad, secretário estadual da cultura.

Os outros serviços do Detran foram descentralizados e os principais podem ser feitos na avenida do Estado, 900, ao lado do metrô Armênia. Veja abaixo os novos endereços.

O usuário poderá ser atendido em qualquer unidade independente do CEP da residência da pessoa ou do veículo.

Atendimento telefônico
Pelo número 0800-7723633 será possível buscar orientações e saber o local e o horário que um serviço é oferecido.

O Detran terá três novas unidades: o DETRAN Centro, na Avenida do Estado (próximo à estação Armênia do Metrô), e o DETRAN Sede, nas ruas Boa Vista e João Brícola (prédios que agregam a sede administrativa do órgão). Veja abaixo quais serviços são oferecidos em cada unidade ou clique aqui para entrar no site do Detran-SP.

DETRAN Centro
Avenida do Estado, 900, próximo à estação Armênia do Metrô

1. Pontuação (definição de período de suspensão da CNH para condutores com excesso de pontos na carteira)
2. Renovação de Carteira Nacional de Habilitação, incluindo os serviços de marcação e realização da provas de Legislação de Trânsito e emissão
3. Pré-cadastro de candidatos à Permissão para Dirigir. Nesse serviço estão incluídas a entrega de documentação, a coleta de impressão digital decadactilar (dez dedos), e a coleta digital de imagem (fotografia)
4. Emissão das CNHs de candidatos aprovados nas provas teóricas e práticas
5. Serviço de Controle e Fiscalização de auto-escoltas (monitoramento por câmeras de condutores no momento em que realizam as provas de Direção Defensiva e de Primeiros Socorros para renovar a CNH)
6. Transferência interestadual de CNHs
7. Registro de veículos zero quilômetro (inclui os serviços de entrega de documentação, cálculo de IPVA em posto da Fazenda, classificação de placas e pagamento de taxas em agência bancária)
8. Transferências de veículos usados;
9. Entrega de recurso para abertura de processo de investigação por suspeita de veículo dublê;
10. Emissão de CRLV, documentos de licenciamento para quem escolhe retirar o documento do carro no DETRAN e não receber pelos Correios
11. Posto de atendimento da Nossa Caixa
12. Posto da CET/DSV para entrega de recursos contra multas e outros procedimentos relativos a infrações municipais de trânsito
13. Posto do DPVAT (Seguro Obrigatório)
14. Posto da Secretaria da Fazenda

DETRAN Sede - Administração
Rua Boa Vista, 209 / Rua João Brícola, 32

1. Denúncias de supostas fraudes
2. Transferências interestaduais de CNHs e de veículos
3. Entrega de recursos contra suspensão de CNH cadastradas na capital e recursos de multas aplicadas pela PM ou outro agente do Estado na Capital

Antiga sede (Ibirapuera)
Rua Dante Pazzanese (em frente ao Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia)

Os serviços de lacração e relacração, para veículos zero quilômetro e os que precisem trocar de placas, continuam a ser prestados na unidade Ibirapuera. Há previsão de transferência desse serviço para o DETRAN Centro em dezembro de 2009.

Vistoria de veículos – serviço da Divisão de Registro e Licenciamento de Veículos permanece no Ibirapuera até dezembro de 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário