terça-feira, 22 de setembro de 2009

Hino Nacional será obrigatório nas escolas


Você é capaz de cantar o hino nacional inteiro, sem errar? Muita gente não.Por isso, a partir de agora, os alunos do ensino fundamental de todo o Brasil terão de ensaiar pelo menos uma vez por semana.




Giovana Teles - Brasília








Na maioria dos colégios é raro reunir os alunos para cantar o hino nacional. Mas quando Muria, diretora de uma escola pública de Brasília era criança em Minas Gerais, a história era outra, tinha hora cívica toda semana.

"Era a mão direita no peito, no coração e a gente cantando, olhando pra bandeira nacional", conta Múria Lopes Franco, diretora.

A partir de agora, Múria vai poder fazer aqui no colégio algo parecido com o que ela viveu quando era estudante.

Uma lei federal obriga que todas as escolas, públicas e particulares, do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, toquem o hino nacional pelo menos uma vez por semana.

"Aprender o hino nacional é positivo porque desenvolve nas pessoas um sentido de pertencimento a nação brasileira. É importante que nós entendamos o que significam essas palavras, às vezes, completamente difíceis e que compõem o hino nacional", comenta Gilberto Lacerda Santos, professor UNB.

São as palavras difíceis, fora de uso, que complicam a vida dos alunos. Por isso, aqui a garotada apoia a nova lei.

"É como se fosse um respeito ao próprio país a gente saber o hino", diz Liana Caíres, 12 anos.

"Mas na minha opinião tinha que ser todo dia na entrada, assim os alunos poderiam gravar o hino na cabeça", comenta Alex Moreira, 13 anos.

Em outra sala, lançamos o desafio: "Sozinho ninguém se arrisca?", pergunta a repórter.

Vitor se arriscou e cantou bonito. A turma seguiu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário