quinta-feira, 9 de julho de 2015

Avenidas Jacu-Pêssego e Aricanduva terão limite de velocidade de 50 km/h


* * * Extraído do Portal G1 * * *

Vias são importantes eixos de trânsito na Zona Leste de São Paulo.
Redução valerá a partir do dia 3 de agosto.


Márcio PinhoDo G1 São Paulo

As avenidas Jacu-Pêssego e Aricanduva, na Zona Leste de São Paulo, terão novos limites de velocidade a partir de 3 de agosto. A velocidade máxima permitida vai cair dos atuais 60 km/h para 50 km/h.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo secretário de Transportes da cidade, Jilmar Tatto. O novo limite valerá para todos os tipos de veículos.
As avenidas seguirão procedimento semelhante ao adotado nas marginais Pinheiros e Tietê, que passarão a ter limites de 70 km/h nas pistas expressas, 60 km/h nas centrais e 50 km/h nas locais. A mudança nas marginais valerá a partir do dia 20.
Estudo
Tatto apresentou nesta quarta números para defender a redução da velocidade. Segundo ele, diminuir o limite de velocidade significa reduzir acidentes e congestionamentos.
O secretário citou um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina que mostra que a letalidade é diretamente proporcional à velocidade do veículo. A 32 km/h, por exemplo, o índice de mortes nos acidentes estudados é de 5%, e a 64 km/h é de 85%.
As marginais são as vias com maior número de mortes em acidentes - em 2014 morreram 40 na marginal Tietê e 33 na Marginal Pinheiros.
Outro dado diz respeito ao espaço necessário para frear com segurança. Ele é de 170 metros para veículos a 90 km/h e de 85 metros para veículos  a 85 km/h. Ainda segundo o secretário, um veículo a 90 km/h ocupa uma área equivalente a 465 metros quadrados, ou seja, área que não pode ser ocupada por veículos próximos em razão do risco de colisão. O número é bastante maior que os 14 metros quadrados ocupados pelo automóvel parado.
"Na medida que você diminui a velocidade, mais espaço você ganha. Reduzir velocidade significa diminuir o congestionamento nas cidades", afirma.
Tatto citou ainda redução de 71% no número de mortos na região central de SP, onde em outubro foi implantada a área 40, com novo limite de 40 km/h. A comparação levou em conta as 7 mortes registradas entre agosto e setembro e as 2 ocorridas entre novembro e dezembro do ano passado - dezembro costuma ter trânsito menor em razão das férias escolares e dos feriados de Natal e Ano Novo.


Tags: CET, G1, Rodovias, Trânsito

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