quarta-feira, 9 de março de 2011

Discovery volta à Terra e se "aposenta" após 26 anos de missões espaciais


· O ônibus espacial Discovery aterrissa no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA)

· Veja especial sobre o fim da era dos ônibus espaciais

Atualizada às 15h40

O ônibus espacial Discovery aterrissou nesta quarta-feira (9) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA), e pôs um ponto final à missão STS-133, a última de sua história, após 39 viagens em quase três décadas de serviços à Nasa.

O Discovery, com seus seis tripulantes a bordo, tocou terra às 16h57 GMT (13h57 de Brasília), no horário previsto.

O ônibus espacial partiu em sua última missão no dia 24 de fevereiro para levar à Estação Espacial Internacional (ISS) peças de reposição, o Módulo Permanente Multiuso "Leonardo" e uma plataforma externa para armazenamento de carga.

A bordo estavam o comandante da missão STS-133, Steve Lindsey, o piloto Eric Boe e os especialistas Alvin Drew, Stephen Bowen, Michael Barratt e Nicole Stott.

A Nasa promoverá outras duas viagens ao complexo espacial antes de concluir, após 30 anos de serviço, seu programa de ônibus espaciais. O Endeavour partirá para sua última viagem ao espaço em 19 de abril levando o Espectrômetro Magnético Alpha (AMS), que terá um custo de US$ 2 bilhões, e o Atlantis iniciará sua missão de despedida, a princípio, em 28 de junho.

Veja como foi a última missão do ônibus espacial Discovery

Foto 1 de 14 - O ônibus espacial Discovery na base de lançamento 39A, no Kennedy Space Center Nasa/Jack Pfaller - 23.02.2011

Tags: ônibus espacial discovery, kennedy space center, última missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário