quarta-feira, 23 de março de 2011

SP registra 71,2 mil casos de conjuntivite em menos de 1 mês


* * *Extraído do Portal Terra * * *


A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo registrou 71.252 casos de conjuntivite na cidade em menos de um mês. Segundo o Centro de Controle de Doenças (CCD) da Coordenação de Vigilância em Saúde do município (Covisa), os dados são referentes ao período de 21 de fevereiro - data em que o monitoramento passou a ser feito pelo número de casos - a 18 de março.


Considerado pela secretaria uma epidemia, o aumento de casos de conjuntivite foi detectado no início de fevereiro, o que motivou o desencadeamento de ações para monitorar e controlar a situação. "A área técnica de Saúde Ocular do CCD elaborou um informe com orientações de prevenção para divulgação para a população. Além disso, a notificação passou a ser compulsória para todos os casos individuais atendidos nos serviços de saúde da cidade", diz a secretaria em nota.


Doença
A conjuntivite é uma inflamação na membrana que recobre a parte externa do olho, a conjuntiva, e é transmitida pelo vírus Coxsackie A 24 (enterovírus com alto poder de disseminação). Entre os sintomas estão irritação e vermelhidão dos olhos, sensibilidade à luz, inchaço das pálpebras, aumento de secreção ocular e forte desconforto, com dificuldade para abrir e fechar os olhos.


Prevenção
Para o combate da doença, a população deve adotar medidas de prevenção. A melhor maneira de combater a conjuntivite é lavando muito bem as mãos com frequência, utilizando água e sabão ou álcool gel (70%). As pessoas com conjuntivite devem ainda ter o cuidado de não coçar os olhos, lavar com frequência o rosto, separar objetos de uso pessoal (toalha, fronha, material de maquiagem), evitar banho em piscinas e locais com aglomeração de pessoas.


De acordo com a secretaria, os profissionais de saúde foram capacitados para ampliar as ações de vigilância de surtos de conjuntivite, intensificando a detecção, o diagnóstico e o tratamento da doença. "Foi elaborado um alerta para os profissionais de escolas e creches, que receberam orientações sobre as condutas e medidas de controle", informa o órgão.


"Tais orientações são divulgadas amplamente pelos serviços de saúde. Os pacientes também são orientados quanto às medidas de controle, no momento da consulta. Caso o diagnóstico de conjuntivite seja confirmado, o doente deverá ser afastado do trabalho ou escola, a critério do médico", diz a secretaria.


Terra


Tags: Notícias, Saúde, Utilidade pública


Nenhum comentário:

Postar um comentário